Contar e ouvir histórias,são umas das atividades mais antigas do homem. A alegria e o aconhego de ouvir histórias sempre estiveram presente nas mais diferentes culturas e épocas.
...é chegar, sentar e ouvir a história!
sábado, 31 de dezembro de 2016
luzes-
-Luzes as procure para velas feche os olhos e pense a onde elas se encontram escolha a melhor pro seus pedidos. Um NOVO ANO com sonhos realizados.Nas minhas luzes estão vocês. OBRIGADO.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
O DONO DA FESTA
Chegou o tempo de nos juntarmos aos nossos, velhos e novos amigos. Na quele lugar, onde todos oram, cantam brincam se alimentam e riem.
Não sei como vai ser, estou tão esbranquiçada i eu com estas pintinhas pretas. Alguém olhou pra mim! Eu já nem sei que cor eu sou, talvez verde, talvez vermelha, hei você é dourada. Eu sou dourada... Também quase doze meses nesta caixa! To com saudade do meu amigo pisca pisca como é alegre, ilumina muito. Será que vamos ter muitos novos amigos? Autor: Delma (* . * ) carinho e um tempo de paz pra todos
POSSO ENTRA
Então lá fora parou de fazer frio. No céu, ainda bem escuro, apareceu um clarão sobre a estrebaria, vozes vindo do alto cantavam; Gloria Deus nas altura e paz na terra aos homens de boa vontade. _ Posso entra? _ diz alguém(...) Vimos uma linda estrela pairando sobre o estábulo. Sabe, somos Pastores de ovelhas, não conseguimos dormir... Ouvimos tantas vozes cantando um canto novo.
sábado, 17 de dezembro de 2016
Cortina de teatro
Cortas cenas das emoções . Cortas cenas! Ha quando escondes o começo, aquela vontade de ver a vida por trás de sonhos, como se fosse só sonhos. O que estais a esconder a minha emoção ou vidas que quero ter? Quero aplaudir de pé sem esquecer de você, Bravo Bravíssimo!!
Autor: Delma (* . * ) Com carinho a todos. Quem acompanha você sou eu beijos.
sábado, 10 de dezembro de 2016
PULOU
Artur para com essa mania de varrer não esta vendo que nem acabei de preparar a janta. É que não varri após o café da tarde, deve ter migalhas.
Deixa pra varrida da hora de dormir. Mais tarde. Luci tem uma folinha aqui no chão. Só se veio voando pelo muro, ou uma casca de chu chu. Ao colocar na pá ela caiu ao varrer de novo ela pulou, abaixou-se para ver de perto.
Viu o peixe do pequeno aquário redondo conservado encima da geladeira. Luci é o peixe que pulou do aquário! Artur para com esse negocio de aquário com um peixe só o bicho fica desesperado. Luci se eu colocar-se mais companheiros para ele o Lucas iria pensar que eu não gostei do presente.
Autor: Delma ( * * ) Carinho para Reis, Rainhas ...........
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Pausa poética
Ferreira Gullar Pós _ Modernismo
´Meu poema
é um tumulto, um alarido;
basta apurar o ouvido.
obra_ Muitas vozes 1999.
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
TUDO IGUAL
Encontrei Leandra. Já de volta? Hoje só teve uma prova. Que bom mais tempo. É este mês to virada ainda tem os ensaios de final das aulas de sapateado. Você vai? Claro. E Dani também ta em provas, por falar nela.Dani caraca que prova é aquela, aquele professor e um osso.Eu sai.Eu também pô pensei que tu tivesse travada. Amanhã tem o jogo de vôlei dos meninos depois.... Férias e foram embora rindo, essas meninas princesas
Autor: Delma ******* Carinho pra todos ( * _ * )***********
sábado, 26 de novembro de 2016
HORA DO CHÁ
Nina levou anos para encontrar um novo amor, o último com Estáquio, quase completou seu sonho de mudar de princesa para Rainha.
Estáquio, deixou saudades e também problemas não importava, foi muito bom muitas lembranças uma das principais, os filmes visto na hora de conversas sobre as histórias dos filmes surgia sempre a mocinha, e está era ela.
O tempo passou renovou.
Afinal Romero iria conhecer sua casa. Prepararia um chá Romântico.
Passou uma vista na decoração da casa, achou tudo tão antigo. Trocou os bibelôs de lugar nos moveis os paninhos de crochê , daria um ar romântico.
O banheiro com aquele jogo de barbante ficaria perfeito. As almofadas com as capas de detalhes dourados, daria mais leveza, na mesa a toalha branca bordada. Precisaria de xícaras de chá as que tinha estavam com as beiras quebradinha. Xícaras de louça transparente ver o liquido é tudo de bom. E Nina foi as compras, nas lojas só encontrava xícaras de café, precisava de uma jarrinha solitária para uma flor, com a lindeza da mesa.
Andou, andou encontrou uma loja simples de artigos mais em conta. Vai ser impossível as louças que preciso nesta loja. Aode estão as louças?
De uma olhada ali na quele canto estão sendo guardadas na caixa Nina encontrou juntamente com outas louças tudo que precisava muito empoeirado.
Embrulhe bem reforçado que vou pra longe! Desembrulhado as peças notou que cada uma veio protegida por folhas de jornal antigas, lavo toda a louça essa parte já estava resolvida, teve curiosidade desamassou as folhas de jornal e leu as, notícias de caderno de lazer anunciando filmes, enredo de de histórias em muitas Nina foi Rainha, amassou as folhas ainda com as mãos molhadas
Autor: Delma********** Para as queridas Rainhas com carinho( * , * )
sábado, 19 de novembro de 2016
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos dela pare
ciam duas azeitonas pretas, daquelas bem brilhantes.
Os cabelos eram enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra quando pula na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços d.e fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da AFRICA, ou uma fada do Reino do Luar.
Autor Ana Maria Machado ******* para todas as fadinha e princesas*******
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Contemplação
Eu posso dante da grama pesada ter coragem para correr
Eu posso hibernar no abrigo por muito tempo
Eu posso morder quem me provoca
Eu posso me abrigar em árvores
Eu posso aguardar o momento pra dar o bote
Eu amedrontar com minha presença
Eu posso bater no peito
Eu posso predar os mais fracos
Eu posso ficar farto e lamber os beiços
Eu posso rosna pra amedrontar
Eu ver todos correrem
Eu posso ser absoluto no meio das fêmeas
Eu posso camuflar para não ser descoberto
Eu posso posso voar cantar
Eu posso ficar parado olhando o tempo
Eu posso ma arrastar e me enroscar
Eu posso fazer trilhas carregar folhas
Eu posso!
Atenção!
Está acontecendo uma queimada em mata fechada, o fogo esta sendo debelado por água jogada por elicóperos
aut. Delma****** Pensando com vocês ** carinho a todos*
sábado, 5 de novembro de 2016
OLHARES
Sol brilhando esquadrias fria, cortinas de renda querendo impedir olhares.
Opostos
Algo confuso, insistente.´´E tu beija flor contente, procurando docês flores,sem o aroma da terra.
Sabes bem!! Gatos sonolentos te esperam.
Autor: Delma Contando pra você sonhar ********
domingo, 30 de outubro de 2016
sábado, 29 de outubro de 2016
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
A janela
- Ele pousou, veio mais tarde hoje, tão pequenino no fio. Parece estar receoso sem vontade de embarafustar-se árvore a dentro.
Esta amendoeira está envelhecendo, tomara que no buraquinho não tenha ninguém. Amanhã vou voar muito, aquela goiaba grandona já vai estar madura, os beirais fresquinhos vou canta, cantar.
Hum! aqueles arbustos cheios de sementinhas, as amoreiras floridas
_ Olha! Voou!
Autor Delma ****** pra voccccccccccccccccccês
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Espaço céu
As brincadeiras de Brisa
No Reino Espaço céu, seus ocupantes tem muito o que fazer. O Rei Remir tem todo o universo pra cuidar, e muitos filhos, todos se movimentam muito, e vão a lugares bem distantes.
Um de seus filho, o vento tem uma filha chamada Brisa.
Um dia desse Vento veio fazer uma visita rápida a seus irmãos humanos trouxe a filha Brisa.
Brisa escapuliu e deu uma movimentadinha e começou a brincar. Brincou de passear nas janelas. Que delicia brincar com as cortinas! Refrescar!Brisa é muito silenciosa, calma delicada..
Uma das janela era o quarto de Sidom que dormia. Brisa entrou brincou com seus cabelos Sidom mesmo dormindo sorriu . Brisa passeou entre os brinquedos e deu um soprinho no computador, dançou no tapete. De repente um brilho forte. Apareceu na janela. Tio Sol! Brisa fez uma mágica e se desmanchou, desfez a mágica e correu para o espaço céu.
Logo chegou perto de seu pai vento, que perguntou forte, Brincou muito.
Foi muito legal pai! Me lava de novo.
hoje não. O trabalho vai ser possante. Quando da pra você brinca eu sempre te levo.
Agora vá descansar
Tá bom
Na proxima vez vou sopra todas as criancinhas que estiverem brincando na pracinha e brincar junto.
Autora: Delma Carlota ******* com carinho pra vocês
sábado, 8 de outubro de 2016
De maõs dada com vocês
Cheiroso- encontro-- próximo--- feliz---- lento===== colega------ deliciosa------- inquieto------- fugir------- atento-------- louco--------- horror---------- corrigir- aventura--travessura ---afinco ----zangada ------aconteceu-------novidade--------ouvindo--------contando----------perigo-lutas--vitórias---predileto----protestou-----arrojado------aplaudido-------fabuloso.
Espantou!
Fala outras vai...
sábado, 24 de setembro de 2016
Abri meu caderno
Orvalho
Num banco de jardim folhas sem par
outras desencantam no chão
Correm folhas ao vento, sem orvalho
pés passam ,passam passam
De que vale meu olhar
o tempo cuida sem presa
No banco do jardim, folhas.
**)Eu D.C
Nunca é demais
Um clássico é um livro que não envelhece. São aquelas obras que foram lidas também por nossos pais e avós e com certeza ainda serão lidas por nossos filhos e netos. Quanto mais sobreviver melhor.
EX: o pequeno príncipe ***********
A turma do quadrinho ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨*
La la la
Assim que você vai pra festa a fantasia da Margarida??????
Como um metralha qual é a piada tio DONALD?
A festa é em honra da semana " seja gentil com os animais!"
E vou como um Guaxinim!
Tenho certeza que cerei o único guaxinim da festa!
O vizinho caçador****** Nunca peguei um guaxinim!
Deixe de conversa fiada seu PATO!
Rev. PATO DONALD*************** Fragui******
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Fecho
Encerrou-se(18- 9- 20016) A décima segunda edição dos jogos Paralímpicos que o Brasil participa desde 1972. Parabéns aos atletas, vocês deixaram um novo olhar de , admiração a todos tipo de modalidade. Olhamos com atenção aprendemos muito. Cuidaremos mais!
Nunca é de mais
A nomenclatura'Paraolimpiada" foi modificada foi modificada" para " Paralipiadas" a pedido do comitê Paralimpico Internacional visaqndo igualar a expressão ao uso de todos os outros paises de lingua Portugusa como Angola, cabo Verde, Guiné-Bisssau, Moçanbique, PortugaL, São Tomé Príncipe e Timor Leste.
O que você esta treinando agora?
POKÉMON!!!!!
sexta-feira, 9 de setembro de 2016
terça-feira, 6 de setembro de 2016
RIO 20016
Bom para as Olimpíadas
Nosso país organizou e realizou nosso jogos Olímpicos com sucesso e nos contemplara a partir de amanhã com as Paraolimpíadas nós nos tornaremos mais uma vez um lugar com um único olhar, assim como é feito no resto do Mundo aonde este evento aconteceu ou acontecerá. Uma sadia aproximação , na igualdade de torcer. Mesmo sendo nos atletas de sonhos. Nossas modalidades todos todos juntos.
DONALD
AI ! AI outra noite sem dormir! tudo que faço é me virar de um lado pro outro! isso ta me deixando louco! durante o dia alem de exausto ... fico nervoso?
Bom dia tio DONALD. parece que você foi atropelado por caminhão! Você esta bem?
É óbvio que não! talvez você esteja gripado.
Logo
Relaxe DONALD o exame não vai doer nada.
Quero ter certeza de que o Estetoscópio não esta gelado estou gripado!
Contando e brincando******************* Revista PATO DONALD .
Nosso país organizou e realizou nosso jogos Olímpicos com sucesso e nos contemplara a partir de amanhã com as Paraolimpíadas nós nos tornaremos mais uma vez um lugar com um único olhar, assim como é feito no resto do Mundo aonde este evento aconteceu ou acontecerá. Uma sadia aproximação , na igualdade de torcer. Mesmo sendo nos atletas de sonhos. Nossas modalidades todos todos juntos.
DONALD
AI ! AI outra noite sem dormir! tudo que faço é me virar de um lado pro outro! isso ta me deixando louco! durante o dia alem de exausto ... fico nervoso?
Bom dia tio DONALD. parece que você foi atropelado por caminhão! Você esta bem?
É óbvio que não! talvez você esteja gripado.
Logo
Relaxe DONALD o exame não vai doer nada.
Quero ter certeza de que o Estetoscópio não esta gelado estou gripado!
Contando e brincando******************* Revista PATO DONALD .
domingo, 21 de agosto de 2016
Enrolem os tapetes
M ão no peito, som de hino medalha no pescoço lágrimas nos olhos.
7+ 6+ 6= 19 *******************. A luta honesta BRASIL
A última medalha em disputa SÉRVIA x EUA mais uma pro maior medalista nessas olimpiadas EUA. Parabéns a todos competidores.
Quem anunciou e brincou bonito
Aguaplay
O jogo que tras a emoção das quadras e dos campinhos voltou muito mais divertido.
Jogue com seus amigos e mostre quem é bom de bola com o Aguaplay. * ESTRELA
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
RIO 2016 PARABÉNS BRASIL
As olimpíadas bem pra todos
Refugiados visitam o cristo
Nove dos atletas que formarão o time de refugiados nos Jogos Olímpicos visitaram o Cristo Redentor, No rio de Janeiro nessa última sexta feira, os atletas possaram pra foto e foram tietados por outros turistas durante o passeio. 'A vista daqui de cima e simples mente incrível' disse a nadadora Yusra Mardine. A equipe que disputará a competição pela bandeira do Comitê Olímpico Internacional (COI, é composta por dez atletas; seis competidora do Sudão do sul participarão das provas de natação. e outros dois Congoleses no muudo.
***** Firula Olímpica ***** O DIA
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Historias e mais histórias
Depende de quem vê
Era um bosque tranquilo os bichos viviam mais ou menos em paz, sem que nenhuma novidade acontecesse para quebra a rotina
Mas um dia a novidade apareceu.
Foi um corre corre tão grande que seu corujão, o administrador do parque, teve de reunir a bicharada para saber o que havia
_ Ordem! Ordem nessa bagunça! berrava seu corujão, tentando entender alguma coisa
- Fala um de cada vez!
A minhoca mais apavorada de todos adiantou- se
-Então falou eu, porque quase mori! seu corujão Um bicho horrível, enorme que correu para cima de mim pronto pra me devorar,
Se eu não me enfio na terra, agora eu estava aqui para denunciar essa ameaça terrível!
Não é nada disso! interrompeu o pombo, - Esse bicho não é de devorar ninguém.É um ladrão de comida ! Ele comeu todo os grãos que eu estava guardando para a ninhada de dona pomba, minha esposa está chocando
Ah, ah, ah,- riu-se a raposa- vocês não passam de uns bobos! Imagine ter medo desse bicho bem fofo, pelo jeito muito saboroso... Nham-nham! Deve estar escondido, depois que eu o convidei para o almoço. É que o almoço ia ser ele mesmo, ah, ah! E parece que ele não gostou da ideia...
Nessa hora, um piado meio tímido interrompeu a discussão. Todos os bichos olharam.
-- Ora! -- riu-se seu Corujão. -- É esse o bicho?
Lá estava o invasor, a bicar tranquilamente o terreno em busca de comida:
Era apenas um pintinho amarelo!
Para a minhoca era uma ameaça, para a pomba era um concorrente na busca de alimento e para a raposa o pintinho podia muito bem ser visto como uma ótima refeição...
Au; Pedro Bandeira
Exercício
Jovens felizes por terem começado a exercer o papel de cidadão.
Dirigir um pouquinho seu pais. Idosos felizes por terem voz e serem brasileiro.
Famílias esperançosas. Hoje pra que vale este momento! Pra que o voto?
( contando continha)
" O mito possui certa caratcteristicas que são igualmente comum aos sonhos e contos de fadas"" Strauss
Era um bosque tranquilo os bichos viviam mais ou menos em paz, sem que nenhuma novidade acontecesse para quebra a rotina
Mas um dia a novidade apareceu.
Foi um corre corre tão grande que seu corujão, o administrador do parque, teve de reunir a bicharada para saber o que havia
_ Ordem! Ordem nessa bagunça! berrava seu corujão, tentando entender alguma coisa
- Fala um de cada vez!
A minhoca mais apavorada de todos adiantou- se
-Então falou eu, porque quase mori! seu corujão Um bicho horrível, enorme que correu para cima de mim pronto pra me devorar,
Se eu não me enfio na terra, agora eu estava aqui para denunciar essa ameaça terrível!
Não é nada disso! interrompeu o pombo, - Esse bicho não é de devorar ninguém.É um ladrão de comida ! Ele comeu todo os grãos que eu estava guardando para a ninhada de dona pomba, minha esposa está chocando
Ah, ah, ah,- riu-se a raposa- vocês não passam de uns bobos! Imagine ter medo desse bicho bem fofo, pelo jeito muito saboroso... Nham-nham! Deve estar escondido, depois que eu o convidei para o almoço. É que o almoço ia ser ele mesmo, ah, ah! E parece que ele não gostou da ideia...
Nessa hora, um piado meio tímido interrompeu a discussão. Todos os bichos olharam.
-- Ora! -- riu-se seu Corujão. -- É esse o bicho?
Lá estava o invasor, a bicar tranquilamente o terreno em busca de comida:
Era apenas um pintinho amarelo!
Para a minhoca era uma ameaça, para a pomba era um concorrente na busca de alimento e para a raposa o pintinho podia muito bem ser visto como uma ótima refeição...
Au; Pedro Bandeira
Exercício
Jovens felizes por terem começado a exercer o papel de cidadão.
Dirigir um pouquinho seu pais. Idosos felizes por terem voz e serem brasileiro.
Famílias esperançosas. Hoje pra que vale este momento! Pra que o voto?
( contando continha)
" O mito possui certa caratcteristicas que são igualmente comum aos sonhos e contos de fadas"" Strauss
quinta-feira, 24 de março de 2016
Não, não . Não era uma vez!
Puxando prosa
Caminhos da narrativa
Quando o autor escreve uma história, ele precisa decidir como ela será. Entre tantos caminhos possíveis para cada personagem, precisará decidir por apenas um. Essa decisão nem sempre é fácil e ele precisa considerar, acima de tudo, se o caminho escolhido para a personagem é coerente com a sua personalidade e com sua trajetória durante a narrativa.
Por exemplo, ninguém espera que Cinderela de repente se transforme em uma rainha má ou que chapeuzinho vermelho se torne amiga do lobo mau e que o ajude a devorar a vovozinha...
É claro que isso depende muito do tipo de história que vai ser contada, porque se o objetivo é fazer uma história de humor, estas mudanças são possíveis e coerentes dentro da história.
O que não dá para fazer é mudar a história no meio, sem motivo algum, apenas porque o autor teve vontade ou não sabia o que escrever. Se isso for feito, a história fica mal escrita e pouco atrativa.
Escrever exige muito cuidado e respeito pelo leitor, como você pode ver!
(Livro criar e aprender)
"Aquietai-vos, e sabeis que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra" Salmo: 46: 10
Caminhos da narrativa
Quando o autor escreve uma história, ele precisa decidir como ela será. Entre tantos caminhos possíveis para cada personagem, precisará decidir por apenas um. Essa decisão nem sempre é fácil e ele precisa considerar, acima de tudo, se o caminho escolhido para a personagem é coerente com a sua personalidade e com sua trajetória durante a narrativa.
Por exemplo, ninguém espera que Cinderela de repente se transforme em uma rainha má ou que chapeuzinho vermelho se torne amiga do lobo mau e que o ajude a devorar a vovozinha...
É claro que isso depende muito do tipo de história que vai ser contada, porque se o objetivo é fazer uma história de humor, estas mudanças são possíveis e coerentes dentro da história.
O que não dá para fazer é mudar a história no meio, sem motivo algum, apenas porque o autor teve vontade ou não sabia o que escrever. Se isso for feito, a história fica mal escrita e pouco atrativa.
Escrever exige muito cuidado e respeito pelo leitor, como você pode ver!
(Livro criar e aprender)
"Aquietai-vos, e sabeis que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações, serei exaltado sobre a terra" Salmo: 46: 10
Assinar:
Postagens (Atom)