...é chegar, sentar e ouvir a história!

sábado, 29 de outubro de 2011

Voltamos aos contos de fada..

Conhecendo.
Hans Christan Andersen, dinamarquês; Irmãos Grimm,alemães; Charles Perrault e La, Fontaine, franceses:Você pode não reconheceresses nomes, mas com certeza conhece "O patinho feio", "Chapeuzinho vermelho"  "O pequeno polegar" e "A cigarra e a formiga". Em geral , esses contos terminam com uma lição de moral, com um ensinamento. Esses e muitos outros contos vêm fazendo a alegrias de crianças há muitos séculos,

Chapeuzinho  Vermelho
                                                         Recontado  a  partir do conto de Charles Perrault.

Era uma vez uma menina muito querida, Todos a chamavam de  Chapeuzinho Vermelho, porque ela sempre usava um gorro vermelho que havia ganho de aniversário da avó dela.
Um dia, a mãe de Chapeuzinho a chamou e disse:
__Minha filha, você precisa ir à  casa de sua avó, Leva-lhe docês e  este pote de mel, porque ela está doente.
Chapeuzino, que adorava a avó, imediatamente pegou a cesta e pôs-se a caminho, pois era preciso atravessar o bosque para chegar à casa da avó.
No caminho, a menina se distraiu colhedo algumas flores e, quando se deu conta, percebeu que era tarde e precisava correr. Nisso, apareceu um lobo, que vivia no bosque e a estava observando de longe.
__ Aonde você vai menina?  __ Perguntou o lobo.
__  Vou `casa de minha avó, que mora na saida do bosque. Estou com um pouco de pressa porque logo vai escurecer...  __ desculpou-se inocentemente.
O lobo, muito esperto e decidido a jantar a menina e a  avó, disse:
__ Ora, eu posso ajudar. Conheço um atalho para a casa de sua avó. Basta você seguir reto por esse caminho e logo estará lá.
Chapeuzinho Vermelho agradeceu ao conselho do lobo e seguiu pelo caminho indicado, Enquanto isso, o lobo corria pelo atalho verdadeiro em direção à casa  da avó da menina
Chegando  lá, devorou a avó, vestiu suas roupas e se deitou no lugar da velhinha, tirando uma soneca.
Um pouco depois, chega Chapeuzinho Vermelho. Ao receber a ordem de entra,  estranhou muito a voz da avó e ficou preocupada com o fato de ela esta tão doente a ponto de não poder  abrir a porta.Diante da cama, a menina levou um grande  susto quando viu a avó, que  estava muito diferente.
__Vovó, po que esse nariz tão grande?__perquntou.
__ É pra te cheira melhor, minha netinha.  __ Respondeu o lobo.
__ E por que esses braços tão grandes?  __  quis saber a menina.
__ São pra te abraçar melhor, meu amor __justificou o lobo.
__ E por que essa boca tão grande?  __ perguntou, já assustada.
__  É pra te comer!  __  O lobo  pulou sobre a menina e a devorou de uma só vez.
Cansado e com a barriga pessada, decidiu tirar um cochilo.
Enquanto o lobo dormia, um caçador que passava por ali decidiu ver se estava tudo bem com a vovó.
Ele olhou pela janela  e levou um grande susto quando viu o lobo deitado na cama com uma barriga enorme. Onde estava a vovó? Então não teve dúvida: entrou na casa e, com uma faca, abriu a barriga do lobo, de onde saltou Chapeuzinho Vermelho e a avó dela.
A menina foi ao jardim da casa e pegou muitas pedras, colocando-as dentro da barriga do lobo, que a vovó custurou. Quando ele acrdou, estava no meio do bosque, sozinho, com a barriga enorme e dolorida.
Ele nunca mais pôde comer nada e  acabou morrendo.

Continhas
Nenhuma versão de contos de fadas é melhor ou pior que a outra; apenas são diferentes, o que demostra a capacidade  criativa do ser humano de contar histórias. 

Lembrando
.
Apesar de genericamente conhecidos como contos de fadas, nem todos trazem a presença da fada, cuje função é  auxiliar o personagem principal da história a resolver um grande problema. Porvezes, a ajuda vem de um caçador. como neste  conto, ou de um príncepe encantado como em  Branca de Neve. Bjhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário